Pular para o conteúdo principal


        Projeto de Ciências- 2016
TEMA: O meio ambiente em minha localidade.
PÚBLICO : Crianças do 3°, 4° e 5° ano
DURAÇÃO: Um mês (5 semanas)
PERÍODO:  De 01 à 29 de Abril  de 2016.
JUSTIFICATIVA:
 Procurando valorizar mais a natureza, a fauna e a flora da comunidade onde vivemos é que resolvemos
desenvolver esse projeto para que as crianças e adolescentes aprendam os cuidados que devemos ter com
o meio ambiente e as ações que possam serem desenvolvidas em prol da manutenção e preservação do que
temos de natural e belo ao nosso redor e sendo assim formarmos cidadão que busquem conscientizar as
pessoas a viverem em harmonia com o meio ambiente que dispõe em sua localidade.
OBJETIVO GERAL:
  Conhecer a fauna e a flora de cada localidade, desenvolvendo ações que conscientizem as pessoas para
a preservação da natureza, buscando sempre a integração do homem com o meio ambiente onde ele vive.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer os elementos presentes numa floresta.
- Identificar animais e plantas que fazem parte do cotidiano das pessoas.
- Explorar os efeitos das queimadas e do desmatamento na vida das pessoas e dos animais.
- Valorizar as matas ciliares, plantas históricas e animais quase em extinção.
- Expor plantas medicinais, frutíferas, decorativas e hortaliças sendo  todas catalogadas com seus nomes.
METODOLOGIA:
- Debate sobre os elementos que estão presentes numa floresta.
- Desenho e pintura do  meio ambiente.
- Vídeos e jogos educativos sobre o tema.
- Slide Informativo sobre queimadas  e desmatamento.
- Músicas ou  paródias com a temática.
- Aula de campo com a turma.
- Culminância do projeto com todos que participaram direto ou indiretamente das ações realizadas.
AVALIAÇÃO:
 Por meio da atenção, oralidade e das atividades realizadas.
                                                     
CRONOGRAMA DE AÇÃO
QUANDO
QUEM
AÇÕES
1ª SEMANA
 SEX- 01/04/2016
Professores
e
alunos
-Conversa informal sobre o que existe numa floresta.
- Desenho e pintura de uma floresta
- Exposição no mural na sala
2ª SEMANA
SEX- 08/04/2016
Educadores
e
Educando
-Músicas ou paródias sobre animais e plantas
-Confecção do tabuleiro do jogo da floresta sobre  plantas e animais.
- Escrita de listas comparativas com nomes de animais e de plantas.
3ª SEMANA
SEX- 15/04/2016
Professores
alunos e
gestão escolar
-Passeio nos arredores da escola para coleta  e identificação de plantas.
- Confecção de tabelas e colagens.
- Slide ou vídeo sobre queimadas e desmatamento.
- Debate sobre preservação ambiental.
4ª SEMANA
SEX- 22/04/2016
Gestão escolar,
 professores,
alunos
e comunidade escolar
-Aula de campo para observação e  descrição do meio ambiente em Jurema Branca: Mata ciliar, plantas antigas, frutíferas  que só dão sombras, as decorativas e as plantas medicinais além das hortaliças.
- Animais e aves de estimação e selvagem registrando em fotos, vídeos  e relatório coletivo por equipe.
5ª SEMANA
SEX- 29/04/2016
Todos os funcionários e
alunos da escola
-Culminância do projeto em baixo da Cajarana com um piquenique de frutas ás 8h e exposição de plantas na salas exibindo fotos e vídeo pesquisados após as 9h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista realizada por Henrique Lima sobre a História de Paus-de-Leite em 2016 Entrevistada: Maroca ( Idosa da Comunidade de Paus-de-Leite) Imagens: Charles
                                    Projeto de leitura 1° ano- Escola João Pedro de Araújo                                 Projeto: Digo não ao preconceito racial / Educação Infantil                                     Projeto: Cores da Bandeira Nacional- Educação Infantil
                                                 Turma de Pedagogia- IFESC Iguatu                                        Seminário de História Local ( Iguatu/ Jucás/ Quixelô)                                                    Seminário de História do Ceará                                            Professor: Selmo Uchôa Licenciado em HI                                                    Seminário de História do Brasil                                                    O descobrimento...                                                                                                                A colonização...                                                         O império....                                                               A Regência...                                                        A República Oligarquica                                                            A Ditadura Militar...