Projeto de Ciências- 2016
TEMA: O meio ambiente em minha localidade.
PÚBLICO : Crianças do 3°, 4° e 5° ano
DURAÇÃO: Um mês (5 semanas)
PERÍODO: De 01 à 29 de Abril de 2016.
JUSTIFICATIVA:
Procurando valorizar mais a natureza, a fauna e a flora da comunidade onde vivemos é que resolvemos
desenvolver esse projeto para que as crianças e adolescentes aprendam os cuidados que devemos ter com
o meio ambiente e as ações que possam serem desenvolvidas em prol da manutenção e preservação do que
temos de natural e belo ao nosso redor e sendo assim formarmos cidadão que busquem conscientizar as
pessoas a viverem em harmonia com o meio ambiente que dispõe em sua localidade.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a fauna e a flora de cada localidade, desenvolvendo ações que conscientizem as pessoas para
a preservação da natureza, buscando sempre a integração do homem com o meio ambiente onde ele vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer os elementos presentes numa floresta.
- Identificar animais e plantas que fazem parte do cotidiano das pessoas.
- Explorar os efeitos das queimadas e do desmatamento na vida das pessoas e dos animais.
- Valorizar as matas ciliares, plantas históricas e animais quase em extinção.
- Expor plantas medicinais, frutíferas, decorativas e hortaliças sendo todas catalogadas com seus nomes.
METODOLOGIA:
- Debate sobre os elementos que estão presentes numa floresta.
- Desenho e pintura do meio ambiente.
- Vídeos e jogos educativos sobre o tema.
- Slide Informativo sobre queimadas e desmatamento.
- Músicas ou paródias com a temática.
- Aula de campo com a turma.
- Culminância do projeto com todos que participaram direto ou indiretamente das ações realizadas.
AVALIAÇÃO:
Por meio da atenção, oralidade e das atividades realizadas.
CRONOGRAMA DE AÇÃO
TEMA: O meio ambiente em minha localidade.
PÚBLICO : Crianças do 3°, 4° e 5° ano
DURAÇÃO: Um mês (5 semanas)
PERÍODO: De 01 à 29 de Abril de 2016.
JUSTIFICATIVA:
Procurando valorizar mais a natureza, a fauna e a flora da comunidade onde vivemos é que resolvemos
desenvolver esse projeto para que as crianças e adolescentes aprendam os cuidados que devemos ter com
o meio ambiente e as ações que possam serem desenvolvidas em prol da manutenção e preservação do que
temos de natural e belo ao nosso redor e sendo assim formarmos cidadão que busquem conscientizar as
pessoas a viverem em harmonia com o meio ambiente que dispõe em sua localidade.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a fauna e a flora de cada localidade, desenvolvendo ações que conscientizem as pessoas para
a preservação da natureza, buscando sempre a integração do homem com o meio ambiente onde ele vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer os elementos presentes numa floresta.
- Identificar animais e plantas que fazem parte do cotidiano das pessoas.
- Explorar os efeitos das queimadas e do desmatamento na vida das pessoas e dos animais.
- Valorizar as matas ciliares, plantas históricas e animais quase em extinção.
- Expor plantas medicinais, frutíferas, decorativas e hortaliças sendo todas catalogadas com seus nomes.
METODOLOGIA:
- Debate sobre os elementos que estão presentes numa floresta.
- Desenho e pintura do meio ambiente.
- Vídeos e jogos educativos sobre o tema.
- Slide Informativo sobre queimadas e desmatamento.
- Músicas ou paródias com a temática.
- Aula de campo com a turma.
- Culminância do projeto com todos que participaram direto ou indiretamente das ações realizadas.
AVALIAÇÃO:
Por meio da atenção, oralidade e das atividades realizadas.
CRONOGRAMA DE AÇÃO
QUANDO
|
QUEM
|
AÇÕES
|
1ª SEMANA
SEX- 01/04/2016 |
Professores
e alunos |
-Conversa
informal sobre o que existe numa floresta.
- Desenho e pintura de uma floresta - Exposição no mural na sala |
2ª SEMANA
SEX- 08/04/2016 |
Educadores
e Educando |
-Músicas
ou paródias sobre animais e plantas
-Confecção do tabuleiro do jogo da floresta sobre plantas e animais. - Escrita de listas comparativas com nomes de animais e de plantas. |
3ª SEMANA
SEX- 15/04/2016 |
Professores
alunos e gestão escolar |
-Passeio nos arredores da escola para coleta e identificação de plantas.
- Confecção de tabelas e colagens. - Slide ou vídeo sobre queimadas e desmatamento. - Debate sobre preservação ambiental. |
4ª SEMANA
SEX- 22/04/2016 |
Gestão escolar,
professores, alunos e comunidade escolar |
-Aula de campo para observação e
descrição do meio ambiente em Jurema Branca: Mata ciliar, plantas
antigas, frutíferas que só dão
sombras, as decorativas e as plantas medicinais além das hortaliças.
- Animais e aves de estimação e selvagem registrando em fotos, vídeos e relatório coletivo por equipe. |
5ª SEMANA
SEX- 29/04/2016 |
Todos os funcionários e
alunos da escola |
-Culminância do projeto em baixo da Cajarana com um piquenique de
frutas ás 8h e exposição de plantas na salas exibindo fotos e vídeo pesquisados após as 9h.
|
Comentários
Postar um comentário