PROJETO JUNINO- 2016
TEMA: Na roça é diferente.
PÚBLICO : Crianças do 3°, 4° e 5° ano
DURAÇÃO: 15 dias (3 semanas)
PERÍODO: De 07 à 24 de Junho de 2016.
JUSTIFICATIVA:
Visando revitalizar a cultura das festas juninas na vida dos educando é que resolvemos desenvolver
este projeto para compreendermos melhor os legados deixados e as adaptações do tempo moderno
numa festa tão grandiosa rica em danças, comidas e alegorias.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a história das festas juninas e sua importância na vida das novas gerações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar as músicas que embalam as festas juninas.
- Conhecer a história inicial das festas juninas.
- Identificar brincadeiras, comidas e bebidas utilizadas nas festas juninas.
- Coletar dados e informações sobre estas festividades.
- Destacar a quadrilha como dança oficial da festa.
- Realizar oficina com os símbolos juninos.
METODOLOGIA:
- Ouvir e explorar músicas da festa.
- Leitura e produção textual a partir de desenho.
- Vídeos sobre o tema.
- Realização de brincadeiras da festa.
- Oficinas com as bandeirolas, correntes, fogueiras e balões.
- Desenho e pintura
- Cruzadinhas e caça-palavras.
- Culminância do projeto com o festival de comidas típicas.
AVALIAÇÃO:
Na participação, atenção e colaboração nos momentos de atividades de estudo e prática das ações estabelecidas.
CRONOGRAMA DE AÇÃO
TEMA: Na roça é diferente.
PÚBLICO : Crianças do 3°, 4° e 5° ano
DURAÇÃO: 15 dias (3 semanas)
PERÍODO: De 07 à 24 de Junho de 2016.
JUSTIFICATIVA:
Visando revitalizar a cultura das festas juninas na vida dos educando é que resolvemos desenvolver
este projeto para compreendermos melhor os legados deixados e as adaptações do tempo moderno
numa festa tão grandiosa rica em danças, comidas e alegorias.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a história das festas juninas e sua importância na vida das novas gerações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar as músicas que embalam as festas juninas.
- Conhecer a história inicial das festas juninas.
- Identificar brincadeiras, comidas e bebidas utilizadas nas festas juninas.
- Coletar dados e informações sobre estas festividades.
- Destacar a quadrilha como dança oficial da festa.
- Realizar oficina com os símbolos juninos.
METODOLOGIA:
- Ouvir e explorar músicas da festa.
- Leitura e produção textual a partir de desenho.
- Vídeos sobre o tema.
- Realização de brincadeiras da festa.
- Oficinas com as bandeirolas, correntes, fogueiras e balões.
- Desenho e pintura
- Cruzadinhas e caça-palavras.
- Culminância do projeto com o festival de comidas típicas.
AVALIAÇÃO:
Na participação, atenção e colaboração nos momentos de atividades de estudo e prática das ações estabelecidas.
CRONOGRAMA DE AÇÃO
QUANDO
|
QUEM
|
AÇÕES
|
1ª SEMANA
Dias 07 e 08 de Junho de 2016 |
Professores
e alunos |
-Conversa
informal sobre as festas juninas
- Música “ Asa Branca” de Luiz Gonzaga - História da Origem da festa -Oficina de bandeirolas, correntes e fogueira |
2ª SEMANA
Dias: 14, 15 e 16 de Junho de 2016 |
Educadores
e Educando |
-Música:
“o balão vai subindo” com texto lacunado.
- A história dos Santos Juninos - Lista das comidas e bebidas. - Realização de brincadeiras juninas - Confecção de balões de papel |
3ª SEMANA
Dias: 21,22,23 e 24 de Junho de 2016 |
Professores
alunos e gestão escolar |
-Cruzadinha sobre as festas juninas
- Musica sobre casamento Junino - Lista sobre o que tem na festa junina - A história das quadrilhas - Caça-palavras - Produção de texto sobre desenho junino - Festival de comidas típicas trazidas pelos alunos |
Comentários
Postar um comentário