Pular para o conteúdo principal
Projeto da escrita sobre as histórias locais -2016


                           Projeto de História- 2016
TEMA: Resgatando  origens e valores das comunidades locais

PÚBLICO :  Adolescentes e jovens do 6° ao 9° ano
DURAÇÃO: Sete   meses ( 28  semanas)
PERÍODO:  De 05 de Abril  à 15 de Dezembro de 2016.
JUSTIFICATIVA:
 Procurando valorizar a história oral de cada comunidade e as fontes históricas e registros escritos da
história local e do cotidiano das pessoas nestes espaços geográficos politicamente pré-definidos é que
resolvemos registrar os fatos contados popularmente e documentados nestas localidades para compor
um acervo de informações histórica de cada uma das comunidades  as quais possuem alunos cursando
do 6º ao 9° ano nesta unidade de ensino, tendo em vista que comenta -se muito, mas pouco tem sido
 registrado os acontecimentos considerados de muita importância desde a origem de cada sitio até os
dias atuais. Vale salientar que serão apenas recortes no tempo e que os escritos produzidos não serão
tidos como verdades absolutas mas vistos como uma das versões dos fatos até então ocorridos nas localidades que participaram deste pesquisa e registro histórico..
OBJETIVO GERAL:
  Conhecer a origem das localidades que possuem educando nesta escola, visando a integração cultural
sendo observadas as questões sociais presentes no convívio das pessoas, fazendo a integração do
patrimônio local com as ideias de preservação e manutenção dos bens materiais e imateriais que
foram produzido em cada comunidade  rural ao longo do tempo.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Resgatar a origem das comunidades e de seus respectivos nomes.
- Destacar as fronteiras das comunidades pesquisadas e sua distância para a sede do município.
- Valorizar a história dos fundadores e dos sobrenomes de famílias que habitaram ou ainda habitam
cada  localidade.
- Identificar  os meios de transportes utilizados antigamente e na atualidade.
- Valorizar as matas ciliares, plantas históricas e animais quase em extinção.
- Atualizar a quantidade de famílias, de pessoas residentes na localidade dividindo pela etapas da vida: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
- Valorizar a educação local, os meios de comunicação utilizados pelas pessoas da comunidade e o
atendimento de saúde pública local ao longo do tempo.
- Compreender como se desenvolve as relações comerciais em cada localidade, as crenças, a cultura,
o lazer e recursos naturais como a  fauna e flora  além de açudes, riachos, serras e pontes presentes na
geografia local.
-Conhecer como é feito o abastecimento de água e  de esgoto nas comunidades desde seu inicio até
os dias atuais.
- Descobrir algumas histórias fantásticas que povoam o imaginário dos habitantes do lugar as quais
podem ser considerados lendas vivas na história local.
- Realizar o registro iconográfico, oral e escrito da história de cada comunidade pesquisada.
METODOLOGIA:
- Apresentação do projeto e divisão das equipes de pesquisa por localidade.
- Mapeamento de locais, monumentos e grupos sociais da comunidade que precisam serem fotografados,
filmados ou entrevistados.
- Realização das entrevistas e envio das fotos e vídeos para o professor historiador.
- Entrega do material escrito para ser transformado em texto histórico.
- Elaboração dos textos histórico e correção ortográfica dos mesmos.
- Montagem do álbum ou livro com a história individual de cada localidade.
- Culminância do projeto com todos que participaram direto ou indiretamente das ações realizadas
com uma exposição histórica na escola.
AVALIAÇÃO:
 Por meio da atenção, oralidade, escrita, cumprimento das tarefas  em equipe e pontuação na disciplina
de história e geografia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista realizada por Henrique Lima sobre a História de Paus-de-Leite em 2016 Entrevistada: Maroca ( Idosa da Comunidade de Paus-de-Leite) Imagens: Charles
                                    Projeto de leitura 1° ano- Escola João Pedro de Araújo                                 Projeto: Digo não ao preconceito racial / Educação Infantil                                     Projeto: Cores da Bandeira Nacional- Educação Infantil
                                                 Turma de Pedagogia- IFESC Iguatu                                        Seminário de História Local ( Iguatu/ Jucás/ Quixelô)                                                    Seminário de História do Ceará                                            Professor: Selmo Uchôa Licenciado em HI                                                    Seminário de História do Brasil                                                    O descobrimento...                                                                                                                A colonização...                                                         O império....                                                               A Regência...                                                        A República Oligarquica                                                            A Ditadura Militar...