Pular para o conteúdo principal
  Resumo da  História de Paus-de-Leite- Escrita por Selmo Uchôa

                                                   PAUS-DE-LEITE
ORIGENS E LOCALIZAÇÃO

A comunidade de Paus-de-Leite está situada à 45km da sede do município de Quixelô, sua origem ocorreu em torno do ano 1928, e está ligada ao nome de uma árvore que ficava na frente da casa
de Pedro Grande, nas proximidades do Curral de sua fazenda, pois ele criava muito gado e portanto tirava bastante leite, a árvore era chamada de Curapicaí , veio dai o nome “paus” e por causa do leite do gado acrescentou a palavra “leite”, ao juntar as palavras surge o nome  Paus-de-Leite.
      O primeiro a chegar nestas terras foi o senhor Pedro José de Araújo, tornou-se grande fazendeiro e respeitado pelos que aqui foram chegando e constituindo suas famílias. Ele construiu um açude utilizando trabalho braçal e carregando terras em animais, plantou  mangueiras no brejo atrás da parede do açude, além de colocar uma bomba de madeira dentro do açude que dava acesso
à um canal para levar água para o brejo. O mesmo ainda construiu um engenho para moer cana de açúcar, durante as moagens fabricava mel, alfinim e rapadura.
      Paus-de-Leite tem seus limites territoriais a leste com Jurema Branca, a oeste com Olho D’ Água, a norte com Escutador e ao sul com Carrancuda. É uma terra de pessoas que gostam de acolher por
isso escuta-se sempre o ditado popular: “ Quem bebe água deste lugar sempre quer voltar”                                                                                                               

POPULAÇÃO LOCAL
    Paus-de-Leite, tem como característica principal a hospitalidade e a amizade, onde a maioria é de pessoas com baixa renda e alguns de classe média. Nesta localidade habitam
35 famílias tendo por residência entre dois e cinco habitantes.
     Com relação a faixa etária da população pode-se afirmar que
moram nesta terra 140 pessoas, sendo 10% crianças, 13% adolescentes, 57% adultos e 20% de idosos.
      São famílias tradicionais desta comunidade: Araújo, Rosa, Uchôa, Soares, Lima, Rodrigues, Osmídio, Monteiro, Bezerra, Silva, Alves e André, cujo os sobrenomes foram sendo adquiridos, após união matrimonial com pessoas de outras localidades.


SERVIÇOS E COMUNICAÇÃO LOCAL
  - A  primeira professora nesta comunidade foi a Senhora Maria Rosa que ensinava na casa de Pedro Grande, demolida na década  de 1990.
-Com o passar  dos anos surgiu o grupo escolar nas terras dos cabocos. Construído em 1996 com uma única sala de aula , pátio, cozinha e banheiros foram professores nesta escola Iderlândia e Fátima, Selmo e Nenzão.
-No ano 2000, com a nucleação das escolas no município, a Escola de Ensino
Fundamental João Pedro de Araújo, ganhou sede nova com quatro salas de aula, recebendo alunos de toda região. O primeiro diretor desta Unidade escolar foi Selmo Uchôa e a
Coordenadora Pedagógica Josefa Maria, e os professores: Sandra, Rita Selma, Iderlândia, Geralda, Rizeuda, Rosa Soares, Neta Uchôa, Josefa Osmidio, Macilana, Tamires, Valdira, Poliana, Vanessa e Fátima. A auxiliar de secretaria Laene Alves, além das Auxiliares de Serviços Gerais: Cecilia, Fransquinha, Socorro, Zeneuda, Alzira, Neuma, Aurineide, Santana e Nené.Também trabalharam nesta escola: José Rosa da Silva e Bonfim Alves Coelho.
-Em 2012, Josefa Soares de Araújo assume a direção desta Unidade de Ensino.
-Já em 2013, Francisco Roza Uchôa votou a direção da escola e a Coordenadora Pedagógica
foi Maria Rosa Soares.
- No ano de 2014, os alunos do Ensino  Fundamental II, foram levados para a escola do Riacho do Meio, e a diretora da escola passou a ser Claúdia Gomes Coelho, daquela localidade e a Coordenadora da escola anexo Josefa Osmidio Uchôa, na gestão da Prefeita Fátima Gomes.
-Em 2015, funcionou naquele estabelecimento escolar apenas Educação Infantil e 1° ano, sendo levados do 2° ao 5° ano para a escola Pólo.
- Já em 2016, houve o retorno do Ensino Fundamental I, para funcionar as turmas na mesma Unidade de Ensino.
                                                                                                                                                                                                      
 
Meios de transportes:
-Havia o costume de andar a pé, a cavalo, para as comunidades vizinhas e os lugares mais distantes.
-Depois apareceram os carros de feira, de João Araújo, Pedro Araújo e Juvenal Araújo que iam para Orós, a principal cidade onde as pessoas negociavam e compravam mantimentos.
- Na atualidade há dois carros de feira que trafegam para a cidade de Quixelô, durante
toda a semana em dias alternados, cujos proprietários são Gazimiro  e Zefinha do Val, ambos residentes em Carrancuda.
-Atualmente a população quase não utilizam bicicleta, muitos preferem motos ou carros de passeio.
 
Meios de comunicação:
- No  inicio os comunicados ocorriam por cartas.
-No tempo da Tv preto e branco só existiam duas na comunidade, na casa de Zefinha Soares
e de Nilo Uchôa e de Áurea Bezerra e João Araújo, elas funcionavam a bateria, eram trancadas nos intervalos de cada parte das novelas.
  - A chegada da eletricidade aconteceu em 15 de Abril de 2000, os populares adquiriram  tv colorida para suas residências e outro eletrodomésticos.
- o rádio é bastante ouvido nesta localidade principalmente nos jornais de meio dia.
-o celular e o telefone rural só fazem chamada se conectados à uma antena pois o sitio é sem
cobertura das operadoras.
- A  internet foi instalada com Wifi na casa de Rosa Soares e Demar Soares, cujo sinal vem de uma torre com sinal de rádio instalada em Escutador- Solonópole. Já na escola
chegou em 2016, por rede modular com antena instalada na própria escola.
    
 Saúde:
- Temos um Posto de Saúde, cujo nome é Pedro José de Araújo in memória ao Pedro Grande, fundador desta localidade, após sua inauguração na década de 1990, o atendimento
médico já foi quinzenal ou mensal com médico e enfermeiro, mas sempre foi muito tumultuado, pois existe nesta localidade pessoas que tem mania de se consultar, os hipocondríacos,  dificultando o acesso aos que mais necessitam de atendimento.
- Em 2013, na Gestão da Prefeita Fátima Gomes, o atendimento médico desta localidade foi transferido  para a Unidade Básica de Saúde do Sitio Gaspar e o Posto de Saúde foi fechado para uma  reforma que até o presente momento não aconteceu. A população passou a ser atendida na escola com enfermeiro e as vezes médico uma vez por mês,
- No inicio de 2016 não foi permitido mais o atendimento médico na Unidade de Ensino da comunidade e a equipe do PSF passou a realizar o atendimento na casa do Senhor Clidenor, sempre que a saúde municipal achar necessário. Mas após a metade do ano o atendimento foi reconduzido a escola.
-Antes era o carro do Pedro Araújo que levava as pessoas doentes, na atualidade a comunidade conta com o carro de passeio da Zefinha do Val para levar os doentes
e cargos de emergência até o Hospital de Quixelô, sendo a viagem paga pela gestão municipal.
   
Politica

- Esta comunidade, sempre contou com seus principais líderes políticos na Câmara Municipal de Quixelô, o senhor Pedro Araújo foi vereador durante quatro mandatos consecutivos e vice-prefeito durante seis anos. Nildinha o sucedeu na Câmara por dois mandatos, e o seu filho Samuel Araújo a sucedeu em dois mandatos que está sendo concluído em 2016.
      

 Comercio:
- Os mais antigos faziam compras em Orós,  indo de caminhão ou iam a pé ou a cavalo até o Gaspar e de lá ir até Iguatu, teve um tempo que as pessoas compravam roupas e tecidos em Neném do Zeca Cristovão no Maracajá.
- Sempre teve bodega, nesta comunidade nas residências  de João Pedro, Isaac, Pedro Bezerra e Meuda Araújo, na atualidade tem na casa de Maroiza.
  -Na comunidade há pessoas que tercem galão e fazem tela, Zé Osmidio e Rosilene vendem carne de gado e porco e Neidinha vende verduras, Vanessa vende roupa, sem contar inúmeros vendedores de fora que aparecem nas casas vendendo seus produtos.

Abastecimento d’ Água
- Chegou neste local no ano de 2010, cuja água do açude de Paus-de-Leite, seria utilizada por toda a população  de Olho D’ Água e parte das famílias de Carrancuda, mas com as estiagens dos últimos anos, o abastecimento foi suspenso  em novembro de 2015.      
   -Um açude de parede extremamente longa, já teve suas águas gerenciadas no Sistema de Abastecimento  d’ Água por Cláudio da Silva Soares, Reginaldo Rosa Uchôa e Maria Alves André
tendo intervenção de César do  SAAE de Quixelô para colocar hidrômetro em cada residência no ano de 2011, devido uma denuncia no fórum sobre o consumo exagerado em 35 famílias que tinha acesso a água o tempo todo, problema resolvido na Gestão do Prefeito Gilson Oliveira.
                 
CULTURA, LASER E RELIGIOSIDADE
     Cultura:
-Manifestada desde os mais antigos  através do futebol com a equipe do Bota fogo dirigida por Luis Bernardo durante muito tempo
-o jogo de baralho e de sinuca
-Local de um povo muito religioso, católicos e de muita  generosidade, festejam sempre batizados, aniversários e casamentos.
Religião
-Havia manifestação religiosa, pelas procissões ao Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria realizadas por Áurea do João Araújo e Zefinha do João Pedro ( in memória)
-Uma comunidade que gostam muito de participar das atividades religiosas, onde desde 1993 celebram juntos na localidade de Olho D’ Água. Já vivenciaram a experiência  de celebrar um ano nas residências, mas a equipe liderada por Fracileide  e Marilha desistiram em novembro de 2015. Recentemente, no  mês de maio de 2016, Cláudio Soares, aceitou coordenar o terço dos homens, para que os homens das comunidades dessa região possa rezar o terço toda quarta-feira nas famílias.
-Temos espíritas, que desenvolveram suas correntes, mas optarem trabalhar por algum tempo e depois parar com esta atividade, são médiuns  Cecilia Araújo e João Caboco e benzedeira de criança a Zefinha Rodrigues.                                                       

Laser:
- Pelas festas dançantes na quadra do Senhor Manoel Osmídio e atualmente Copão e festa na quadra do João do Bernardo.
  -Existe o bar do Cícero, que já fez seresta sendo ponto de encontro nos fins de semana, o bar da Luzia, onde amigos se encontram,  o bar do João Bernardo onde tem copão e festas, o bar da Maroiza, onde tem jogo, bebida e venda  e o bar da Santana, onde tem tira-gosto e geladinha da hora.


 FAUNA E FLORA DA COMUNIDADE
   -O clima é quente e a vegetação é típica da Caatinga.
  -As águas do açude dos Paus-de-leite, banha toda a nascente da localidade  até  chegar  aos poços dos golfes, que tem um formato de pilão feito de pedra.
- O  açude  sangra pela ponte, sendo de rara beleza já usufruída por banhistas,  o qual  foi reformado em 2004, na Gestão do então Prefeito Dr. José Ilo.
   - Recentemente,  o Senhor Manoel Osmidio conseguiu refazer a parede de um açude antigo que tinha ido embora, no inicio do Riacho Maracajá, onde nos dias atuais, as pessoas lavam roupa,
pegam água para outras necessidades tendo em vista que  o açude principal  está quase vazio, tendo seu curso coberto por capim que é utilizado para saciar a fome dos animais.
 -As pessoas desta comunidade costumam criarem gatos, cachorros, galinhas, capotes, ovelhas, porcos e gado, sendo que nos períodos sucessivos de seca os populares costumam armazenarem  água em cisternas de polietileno, calçadões, tendo em raros momentos a presença de carro pipa. 

  CONSIDERAÇÕES FINAIS
   Visando complementar os escritos da Escola Ativa, que foi lecionada pela professora Neta Uchôa na escola da comunidade que contou na Câmara Municipal de Quixelô numa monografia a história da comunidade local é que buscamos considerar a oralidade dos que conhecem a história e a memória  por meio das fotografias e lembranças de fatos ocorridos no passado antigo ou mais recentes, é que resolvemos realizar mais uma pesquisa e deixar tudo registrado para servir como mais uma versão da história de Paus-de-Leite que mostra mais uma das  verdades que jamais poderá ser apontada como absoluta.
  
LENDAS
1-A parede mal-assombrada- A parede do açude desta localidade existiam mal assombros, sempre vistos dia de Segunda ou de Sexta, altas horas da noite. Os fantasmas ou cachorros brancos eram vistos saindo do brejo
 2-A curva da mulher de Branco -mulher toda de branco, cabelos longos andando que aparecia numa curva  andando alto do chão, ela teria morrido de parto.               
3-A  moça do bem e do além
-moça que foi enterrada viva e ajudou uma jovem portadora de mediunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista realizada por Henrique Lima sobre a História de Paus-de-Leite em 2016 Entrevistada: Maroca ( Idosa da Comunidade de Paus-de-Leite) Imagens: Charles
                                    Projeto de leitura 1° ano- Escola João Pedro de Araújo                                 Projeto: Digo não ao preconceito racial / Educação Infantil                                     Projeto: Cores da Bandeira Nacional- Educação Infantil
                                                 Turma de Pedagogia- IFESC Iguatu                                        Seminário de História Local ( Iguatu/ Jucás/ Quixelô)                                                    Seminário de História do Ceará                                            Professor: Selmo Uchôa Licenciado em HI                                                    Seminário de História do Brasil                                                    O descobrimento...                                                                                                                A colonização...                                                         O império....                                                               A Regência...                                                        A República Oligarquica                                                            A Ditadura Militar...